EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

73% dos congressistas sequer olham suas caixas postais

By | 0 comments

Fiz um teste em um tema importante que denominei “A recuperação econômica do Brasil chegou! ”; mandei e-mails para 58 senadores e para 512 deputados federais, total de e-mails enviados com esse título, 670.

Deste total, apenas 11 senadores e 79 deputados leram, mas nenhum comentou o texto. Dos 670 enviados, 414 sequer olharam a caixa postal.

O tema era importante para o Brasil e evidentemente para os congressistas. O texto era baseado em um trabalho de pesquisa de sete indicadores, sendo que todos apontavam recuperação da economia. Além de examinar os dados recém-publicados pelo Banco Central do Brasil, me lembrei de meu professor de economia da Escola Politécnica, Prof. Ruy Leme, que dizia:

“Para olhar se o país cresça, procure indicadores indiretos, tais como o consumo de energia elétrica, o consumo de papelão ondulado, de combustíveis, etc.” Foi o que eu fiz.

Fiquei triste com o baixo interesse dos Srs. Congressistas, e até pensei em parar de escrever para eles.

Mas aí, como mandei o mesmo e-mail para outras pessoas, recebi um elogio de um importante brigadeiro de nossas forças armadas, que sem dar seu nome, reproduzo abaixo:

 Assunto: Re: A recuperação econômica do Brasil chegou! 

Excelente Coradi. Muito grato. Brig. X

Montei uma tabela no Excel que me permite classificar os e-mails por partido político. E surpreendentemente, partidos da chamada “oposição” tiveram índice de leitura maior do que os da situação.

Vamos medir novamente a % de leitura desse novo e-mail. Vou falar com meus advogados se posso publicar a lista completa dos nomes, dos que leram, dos que deletaram sem abrir e dos congressistas que sequer olharam a caixa postal.

468 ad