EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Escândalo na Caixa Econômica Federal

By | 0 comments

Os jornais dessa semana iniciada 16 de Janeiro de 2017 trazem em letras garrafais na primeira página o novo escândalo envolvendo a Caixa Econômica Federal  (CEF) e os nomes de Eduardo Cunha (hoje na prisão) e Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Temer e ex-vice-presidente da CEF cuidando de Pessoas Jurídicas.

Geddel, como  Vice-Presidente da CEF,  tinha uma forte ligação com Cunha, que indicava as empresas de grande porte para obterem financiamentos favorecidos e isso feito, separarem uma gorda fatia para dividir entre eles, como “caixinha” pelos trabalhos prestados. O intermediário financeiro e amigo de Cunha era Lucio Funaro, também preso hoje. O Ministério Publico os acusa de formação de quadrilha

Eu fico indignado porque a CEF é um banco que pertence 100% à União, sua única acionista. Ou seja, ela pertence aos brasileiros, mais do que a Petrobrás, já que esta é uma empresa de economia mista, que tem ações com direito a voto negociadas na Bovespa e nos Estados Unidos. A CEF pelo contrário só tem um acionista, em última análise o povo brasileiro.

A história de descontrole da CEF é antiga: me recordo que, quando abri minha consultoria, a EFC Engenheiros Financeiros & Consultores e passei primordialmente me dedicar a analisar bancos e suas demonstrações financeiras (anos 90) vi com surpresa um balanço da CEF no qual o ativo não batia com o passivo e, por conseguinte a auditoria se recusou a assina-lo.

Mais recentemente (2008 -2010) por “ordem” do ex Presidente Lula, a CEF entrou em um atoleiro, a CEF, através de uma coligada, adquiriu parte do Banco Panamericano, que em seguida quebrou, deixando um rombo (do Sr. Silvio Santos) de mais de seis bilhões de reais, após a “ajuda” do Fundo Garantidor de Crédito. Essa parte da história pode ser lida em detalhes em meu novo livro “Dinheiro Podre”, recém lançado pela Editora Matrix, em coautoria com o advogado Douglas Mondo.

Tudo isso é lamentável. Com milhares de presos se amontoando em dezenas de cadeias, uns sobre os outros, decapitando dezenas de pessoas, jogando corpos em fossas. Com a prefeitura desalojando infelizes que, sem terem onde morar, fizeram casebres em terrenos de terceiros, e máquinas destruindo os barracos. Justiça social? Vergonha na cara? Onde estão elas? Com o mundo todo nos acompanhando?

 

Aos amigos, clientes e meus leitores do facebook e do Linkdin:

Em 2017 a EFC Engenheiros Financeiros & Consultores, uma empresa brasileira de consultoria fundada em 1991, contando com uma equipe de advogados, economistas, engenheiros   e contadores, está disponibilizando os seguintes serviços, que podem ser vistos em detalhe nos links baixo seguintes:

 

Vejam os demais vídeos em https://www.youtube.com/channel/UC-uN3wmqUyvNfSqZ4NY0fkg

Para nos contratar, mande um e-mail para c.coradi@efc.com.br ou ligue para 11 986121264. Estamos ativos! Atenciosamente,

 

Carlos Daniel Coradi

EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores

Diretor Presidente

468 ad