EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Armínio diz: A crise brasileira está travada

OPINIÃO

 

Semana finda em 20_11_2015

Armínio diz: A crise brasileira está travada

 

A Folha de São Paulo, um dos mais prestigiosos jornais do Brasil, traz no caderno de mercado, em sua edição de 17/11/2015 a manchete seguinte[1]: o“Impeachment poderia, sim, destravar crise, diz Armínio”.

Quem é Armínio[2]? Armínio Fraga Neto, nascido em 1957, se graduou em economia, pela PUC do Rio de Janeiro, onde fez seu mestrado para em seguida se doutorar em Economia por Princeton, nos Estados Unidos.  Após seu doutoramento, trabalhou com o magnata George Soros, onde era responsável pelo gerenciamento de fundos de alto risco.

No Brasil, foi presidente do Banco Central do Brasil na gestão de FHC, quando, substituindo Gustavo Franco, adotou o câmbio flutuante, que restaurou o equilíbrio de nossas contas externas. Armínio é considerado um dos economistas mais influentes no Brasil.

Na entrevista da Folha de São Paulo, Armínio acha que nossa economia está “travada”, e “com ou sem Joaquim levy, o Brasil caminha para o caos profundo”, opinião chocante, mas ao meu ver, correta.

Armínio explica porque pensa assim: “no curto prazo, todos os (seus) cenários são sombrios: o desemprego piora e a inflação corre o risco de desgarrar-se na esteira do dólar, que ainda pode subir mais.

Outro ponto importante que resulta da entrevista da “Folha” é sua declaração de que não há solução que não passe pelo fim da crise política, o que está se tornando algo óbvio para os brasileiros mais esclarecidos, (eu, inclusive). Acha que, para solucionar a crise política, é preciso surgir um grupo coeso que trabalhe nessa mudança e que a proposta do PMDB esboçada em seu documento “Ponte para o futuro” foi um passo importante nesse sentido.

Diz Armínio que uma solução política seria o “impeachment, que poderia sim, destravar a crise”

Em minha opinião, Armínio está corretíssimo e ele, como conselheiro de economia de Aécio Neves, deveria encabeçar esse movimento, fazendo com que o PSDB se unisse ao PMDB e movesse essa solução de “destravamento”. Essa é minha “Opinião”.

 

Gostou deste conteúdo? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.

 

Mensagem aos meus leitores:

Tenho escrito, aqui no Opinião, todas as semanas sobre os eventos políticos e econômicos mais relevantes do Brasil.

A partir de 2015, passei a escrever também “blogs”, mais sintéticos, que podem ser lidos, pois, são publicados nos inícios das semanas.

Visando a divulgação de minhas habilidades como consultor de empresas, tenho publicado diversos vídeos, que podem ser vistos no meu Canal do YouTube. Clique AQUI!

Um abraço aos meus leitores habituais.

 

[1]Folha de São Paulo, edição de 22 de novembro de 2015

[2] Fonte, https://pt.wikipedia.org/wiki/Arm%C3%ADnio_Fraga