EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Briga para fechar o orçamento_mais impostos!

OPINIÃO

 

Semana finda em 11_09_2015

Editorial: Briga para fechar o orçamento_mais impostos!

Última hora: Standard and Poor’s rebaixa a nota do Brasil!

 

Os jornais mostram que o Governo não acha outra saída a não ser aumentar os impostos, para fechar o rombo do orçamento de 2016, rombo este de R$ 30,5 bilhões. E há uma luta intestina entre o Ministro da Fazenda, o PT, o Senado, a Câmara, os ministros de Dilma. Inútil falarmos (como temos falado) que o Governo deveria cortar os ministérios, os funcionários comissionados, securitizar os seus ativos da dívida ativa, etc.

Nada disso farão, vão aumentar impostos, aumentar o imposto de renda, a tal da CIDE (conhecida como imposto da gasolina), o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (o IPI), o aumento do imposto sobre os lucros dos bancos, o aumento do Imposto sobre as operações financeiras (IOF), aumentos dos impostos sobre smartphones, vinhos e destilados, etc.

Nem uma palavra sobre os cortes de pessoal, que lotam as salas dos prédios da Esplanada dos Ministérios em Brasília e em todas as repartições federais espalhadas por todo o Brasil.

Diz o jornal[1]: “Na contramão de Dilma, Temer recusa remédios amargos – em resposta à presidente o vice diz ser preciso evitar a elevação de impostos, o governo deve cortar gasto”.

Nessa linha, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e do Senado, Renan Calheiros, ambos do mesmo partido que o de Temer, o PMDB, formam uma barreira à Dilma e à Levy. O quadro abaixo fornece os dados das receitas e das despesas mostrados no orçamento enviado pelo Governo ao Congresso, achando que ele iria achar a solução. Mas, evidentemente, essa função é do Executivo e não do Legislativo.

Notícia de última hora: a empresa de avaliação de riscos Standard and Poor’s tira grau de investimento do Brasil: Nota foi rebaixada de ‘BBB-‘ para ‘BB+’, com perspectiva negativa.  A Agência é a 1ª entre as principais a tirar do país o selo de bom pagador. Culpa do PT e da sua gestão desastrosa!

 

Orçamento

Orçamento

[1]Conforme o “Estado de São Paulo, página A4, edição de 09/09/2015″.

 

Mensagem aos meus leitores:

 Tenho escrito, aqui no Opinião, todas as semanas sobre os eventos políticos e econômicos mais relevantes do Brasil.

A partir de 2015, passei a escrever também “blogs”, mais sintéticos, que podem ser lidos, pois, são publicados nos inícios das semanas.

Visando a divulgação de minhas habilidades como consultor de empresas, tenho publicado diversos vídeos, que podem ser vistos no meu Canal do YouTube. Clique AQUI!

 

Gostou deste conteúdo? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.