EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

A carga pesada sobre os empresários

OPINIÃO

 

Semana finda em 05_06_2015

 

Editorial: A carga pesada sobre os empresários

Entramos em junho, com um cenário pesado sobre os empresários e sobre a população brasileira, causado pela “farra” descontrolada da economia durante o primeiro governo de Dilma. Vejamos o quadro geral desse início de junho:

  • Os juros sobem; o Banco Central acaba de elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano, por uma decisão unânime do Comitê de Política Monetária, o COPOM. Diz o jornal, “é a maior nível desde janeiro de 2009”[1];
  • Inflação acima de 8% ao ano e subindo: de fato, a última previsão do relatório FOCUS [2] de 29/05 indica uma inflação pelo IPCA (o índice oficial do Governo) de 8,39% para 2015, contra 8,26% há 4 semanas; ora, isso indica um juro real da taxa Selic de 4,95% ao ano, o maior juro real do mundo, possivelmente; as contas de luz e de água estão mais caras, devido a negligência dos governos federal e estaduais, que erraram em seus planejamentos, deixando de investir em áreas vitais para a população para gastar em luxuosos estádios de futebol, espalhados pelo Brasil todo;
  • O desemprego em maio alcançou nível recorde: taxa de desemprego ficou em 8% no trimestre terminado em abril, segundo o IBGE, sendo a maior taxa desde o início da pesquisa em 2012; agora temos 8 milhões de pessoas desocupadas[3];
  • Aos escândalos do Petrolão, incluindo aí o do CAF, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, com um furo que pode chegar à R$ 19 bilhões, agora soma-se o escândalo do futebol, com a prisão do ex dirigente da FIFA, José Maria Marin que foi presidente da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol e ex vice governador de São Paulo preso na Suíça, por determinação do FBI dos Estados Unidos (clique nos links para detalhes).

Com isso tudo sofrem os brasileiros, e sofrem os empresários, que precisam arcar com essa carga pesada. Para eles, resta se preparar para momentos difíceis. Nós temos remédios: Reorganização (veja o vídeo clicando no link, como reorganizar sua empresa em quatro etapas); se as coisas engrossarem muito, estamos preparados para atuar em Recuperação Judicial, especialmente em pequenas e médias empresas (veja esse outro vídeo, clicando no link).

Temos uma equipe formada, composta por profissionais de grande experiência, veja os nomes:

AULA GRÁTIS 

Aproveito o Opinião desta semana para te convidar para uma aula online e ao vivo no próximo dia 25/06/2015, AS 20 horas onde esses especialistas responderão perguntas sobre assuntos de grande interesse dos empresários brasileiros; em breve divulgaremos o método de inscrição nessa AULA GRÁTIS pela INTERNET.

Até breve!

[1] Vide a Folha de São Paulo de 04/06/2015, página A13

[2] Clique na palavra “Focus” acima para obter explicações do que é esse importante relatório semanal do Banco Central do Brasil, publicado todas as segundas feiras religiosamente às 9:00 da manhã e se cadastrado, obtido direto em seu email.

[3] Segundo o site G1 em http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/desemprego-fica-em-8-no-trimestre-ate-abril-diz-ibge.html

Gostou deste conteúdo sobre o marketing moderno? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.