EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Corrupção institucionalizada

OPINIÃO

 

Semana finda em 21_08_2015

Editorial:  A corrupção institucionalizada

 

O decano do Supremo Tribunal de Justiça, o ministro Celso de Mello, no julgamento do habeas corpus proposto pelos advogados do lobista Fenando Baiano, preso na operação Lava Jato, fez um pronunciamento que todos brasileiros devem tomar conhecimento, o de que a corrupção no Brasil está institucionalizada. Seu texto está reproduzido pelos principais jornais desta semana, mas fui busca-lo em fonte direta da qual reproduzo abaixo[1]:

Abre aspas:

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, disse durante julgamento de habeas corpus impetrado pelo empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que a “corrupção se impregnou na intimidade de alguns partidos”. A Segunda Turma do STF, da qual Mello faz parte, negou nesta terça-feira (18) novo pedido de liberdade impetrado por Baiano, um dos investigados pela Operação Lava Jato.

Baiano está preso há nove meses no Paraná, acusado de intermediar o pagamento de propina em contratos para aluguel de navios-sonda pela Petrobras. Por unanimidade, a turma seguiu voto do relator, Teori Zavascki, e entendeu que o empresário deve continuar preso por tempo indeterminado devido à gravidade dos fatos investigados.

Durante o seu voto contra o pedido de liberdade de Baiano, o ministro Celso de Mello classificou como “preocupante” as investigações relacionadas à Operação Lava Jato, dizendo:

“Este processo de habeas corpus parece revelar um dado absolutamente impressionante e profundamente preocupante, o de que a corrupção impregnou-se no tecido e na intimidade de alguns partidos e instituições estatais, transformando-se em conduta administrativa, degradando a própria dignidade da política, fazendo-a descer ao plano subalterno da delinquência institucional”.

Fecha aspas.

Ou seja, a corrupção, não só na esfera federal mas em todas elas, estaduais e municipais, passou a ser uma conduta normal, onde ministros, funcionários de todos escalões, senadores e deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vice prefeitos, vereadores, enfim, todos os políticos desse enorme Brasil estão contaminados por essa praga chamada corrupção, que se alastrou como a dengue se espalha por todo o território brasileiro.

Hoje dependemos de alguns poucos brasileiros ilustres, que arriscaram e arriscam suas vidas, como foi o caso do Ministro Joaquim Barbosa, ameaçado de morte inúmeras vezes, e é o caso do corajoso Juiz Sérgio Moro, hoje protegido pela polícia federal 24 horas por dia (dizem que inclusive com a colaboração do FBI dos Estados Unidos) e de pessoas sérias como o ministro Celso de Mello e alguns de seus pares no STF (não todos..) . Até onde vamos chegar?

Tenho escrito todas as semanas sobre os eventos políticos e econômicos mais relevantes do Brasil. Meus comentários podem ser lidos aqui no meu Site, onde escrevo, também, o “Opinião” desde que abri, há 25 anos, a EFC Engenheiros Financeiros & Consultores. É publicado nos fins de semana. A partir de 2015, passei a escrever também “blogs”, mais sintéticos, com publicações no início das semanas.

Visando a divulgação de minhas habilidades como consultor de empresas, tenho publicado diversos vídeos, que podem ser assistidos no meu CANAL do YouTube

Um abraço aos meus leitores habituais.

Carlos Coradi

[1] Fonte, http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/corrupcao-impregnou-se-na-intimidade-de-partidos-diz-decano-do-stf/

Gostou deste conteúdo? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.