EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Inflação de janeiro estoura o teto da meta em 12 meses

OPINIÃO

Semana Finda em 06_02_2015                  

Editorial: “ Inflação de janeiro estoura o teto da meta em 12 meses”

Por Carlos Daniel Coradi

O fato de que a inflação de janeiro de 2015 estourou o teto da meta em 12 meses, diz respeito aos 200 milhões de brasileiros, ricos ou pobres, empregados ou desempregados, patrões ou assalariados. A inflação oficial do mês de janeiro de 2015, medida pelo IPCA[1], já sob o novo comando da economia pelo Ministro Joaquim Levy, fez com que os últimos doze meses acumulados ultrapassassem o teto da meta fixada pelo governo, que é de 6,5%, tendo atingido 7,14%[2]. Além disso, a inflação de janeiro, que foi de 1,24%, é a maior em 12 anos, “a maior desde fevereiro de 2003 (início do primeiro governo Lula), quando ela foi de 1,57% (segundo o  UOL [3]).

O gráfico abaixo foi montado pela EFC com os valores mensais do IPCA desde Janeiro de 2003, (quando Lula iniciou seu primeiro mandato) até Janeiro de 2015, ou seja, até o primeiro mês do segundo mandato de Dilma. São 144 pontos, mostrando que o índice do IPCA deste último mês é o maior desde fevereiro de 2003, quando foi de 1,57%. Essa alta inflação irá se irradiar por tudo e por todos, deteriorando os salários, empurrando os preços de um modo geral para cima, quer sejam preços fixados pelo mercado, tais como os dos alimentos, quer sejam administrados, como os dos combustíveis, energia elétrica, agua, etc. O trio Levy – Barbosa – Tombini terá muito trabalho pela frente. E a vida dos brasileiros dependerá desse trabalho.

Fora essas questões econômicas, o cenário político vai esquentar mais com a operação “Lava-Jato” indicando ao STF os nomes dos políticos implicados, senadores, deputados federais e até de ministros. Adicione-se ainda as crises de energia elétrica e de escassez de agua, que certamente repercutem negativamente na nossa vida. Como já havíamos falado nos números anteriores do “Opinião”, 2015 será um ano difícil para todos nós.

Grafico_PO_06_02_15

[1] IPCA: Índice de Preços ao Consumidor, variante Ampla, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, órgão governamental. Segundo o wikipedia, ele “reflete o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa é feita em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba) além dos municípios de Goiânia e Brasília, tendo sido escolhido como alvo das metas de inflação (“inflation targeting”) no Brasil”.

[2] Segundo manchete do jornal “O Estado de São Paulo” de 7/02/2015, pagina B1: “Inflação vai a 1,24% em janeiro e tem a maior alta mensal em 12 meses”

[3] Fonte, UOL Economia

inflação

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.