EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Levy sai ou fica? Qual sua opinião?

OPINIÃO

 

Semana finda em 13_11_2015

Levy sai ou fica? Qual sua opinião?

Quem é Levy?

Joaquim Levy

Joaquim Levy

Joaquim Levy[1], nascido em 1961, é graduado em engenharia naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em economia pela Chicago University. Foi professor da FGV, trabalhou no Fundo Monetário Internacional e no governo de FHC quando foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda e economista-chefe do Ministério do Planejamento. De 2010 a 2014, trabalhou na área de “Assets” do Bradesco, que o indicou como candidato, quando o Presidente Luis Carlos Trabuco recusou o convite para ser ministro. Portanto, tem lastro para ser um bom ministro da Fazenda, goza de respeito internacional e é visto como competente. Menos por Lula, que quer sua substituição por Meireles.

 Quem é Meirelles?

Campos Meirelles

Campos Meirelles

Henrique de Campos Meirelles, nascido em 1945, é engenheiro graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, mestre em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cursou o Advanced Management Program na Harvard Business School em 1984;Mais tarde, trabalhou no Banco de Boston no Brasil, mudou-se para o Estados Unidos e chegou a ter um cargo equivalente ao de um vice presidente internacional do BankBoston Corporation. Mais tarde, voltando ao Brasil, se elegeu   deputado federal pelo PSDB. Devido a esse fato político, Lula o indicou para Presidente do Banco Central, onde ficou de 2003 até o final do segundo mandato do presidente Lula em 2010. Bem visto internacionalmente.

Minha opinião:

Ambos possuem predicados acadêmicos de qualidade e experiências governamentais equivalentes, embora Meireles tenha muito mais tempo de governo do que Levy, que como Ministro é estreante. Lula quer Meireles, mas diz a imprensa que Dilma não gosta dele. E se Lula “forçar a barra” por Meirelles, esse fato desmoralizaria (ainda mais) a presidente Dilma, que já teve que admitir dois auxiliares indicados por Lula: na Casa Civil, Jaques Wagner, do PT e Ricardo Berzoini, também do PT, que passa a comandar a Secretaria de Governo, mais a incorporação da Secretarias da Micro e Pequena Empresa, das Relações Institucionais e da Segurança Institucional.  Parte do problema é o desgaste de Levy promovido por Lula e pelo PT, bem como a falta de firmeza de Dilma em apoia-lo, inclusive perante o Congresso Nacional.

Dê também sua opinião..

 

Mensagem aos meus leitores:

Tenho escrito, aqui no Opinião, todas as semanas sobre os eventos políticos e econômicos mais relevantes do Brasil.

A partir de 2015, passei a escrever também “blogs”, mais sintéticos, que podem ser lidos, pois, são publicados nos inícios das semanas.

Visando a divulgação de minhas habilidades como consultor de empresas, tenho publicado diversos vídeos, que podem ser vistos no meu Canal do YouTube. Clique AQUI!

Um abraço aos meus leitores habituais.

 [2] Fonte, wikipedia