EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

O sofrimento das empresas no Brasil

OPINIÃO

 

Semana finda em 08_05_2015

 

Editorial: O sofrimento das empresas no Brasil

 

Não há dúvida, o quadro econômico brasileiro está muito ruim: crescimento negativo, inflação em alta, desemprego avançando, insegurança nas ruas, dengues por toda parte. Mas o que mais me impressiona é o sofrimento da classe empresarial especialmente das pequenas e médias empresas, que são a grande empregadora do Brasil, estupefatas com a queda de suas vendas e ouvindo pela televisão e lendo pelos jornais cada dia um novo roubo, um novo desfalque, uma nova falcatrua. O último caso é o “rombo bilionário” no fundo Postalis, R$ 5,6 bilhões no plano previdenciário dos funcionários do Correio. E aí, o pequeno e médio empresário do Brasil, com as vendas em queda, é obrigado a recolher todos seus impostos, PIS, COFINS, IR, FGTS, etc. O que fazer?

Em minha larga experiência de empresário e mais tarde de consultor de empresas, tenho visto que essas duas categorias – as pequenas e médias organizações brasileiras – em geral são administradas pelos seus donos sem que eles possuam um domínio adequado da gestão financeira. Muitas vezes, eles têm uma contabilidade externa paga, que apenas possui natureza fiscal e que não é entendida e acompanhada pelos sócios e diretores. Tenho visto muitas vezes balanços com o patrimônio negativo, embora a empresa de fato tenha caixa, que ou é fruto da chamada “caixa 2” ou de empréstimos bancários ou ainda do não pagamento de impostos. E o patrão nem sabe o que significa “PL” negativo!

Muitas vezes fui chamado para elaborar um diagnóstico da situação empresarial e curiosamente começo o projeto ensinando o que é um balanço contábil, o que são contas do ativo, contas do passivo, o que é a Demonstração de Resultados, o que é a Demonstração do Fluxo de Caixa e quais as ligações matemáticas entre essas peças.  É, porque elas são todas interligadas!

Sem essa análise financeira inicial não se consegue enxergar o conjunto das funções empresariais e por conseguinte não se consegue completar o desenho de um grupo de soluções. Esse raciocínio é tão importante que resolvi gravar dois vídeos para esses ensinamentos. Acesse  Acesse meu canal aqui

O leitor pode acessar o primeiro, que é bem curtinho, 2:53 minutos, denominado   “Módulo 1 – Finanças” para em seguida, olhar o segundo vídeo, que dá uma visão mais ampla do processo de análise e reorganização de uma empresa através do título Reorganização de empresas em quatro módulos, com duração de 7:22 minutos.

Certamente o Sr., empresário, sócio ou diretor, poderão ganhar muito com meus conceitos e mais de 50 anos de minhas experiências multidisciplinares em suas empresas. Para isto, basta fazer um contato com nossos telefones, através do nosso novo e dinâmico site www.carloscoradi.com.br.

Até o próximo “Opinião, compartilhe com seus amigos, parceiros e diretores para receber não só o “Opinião”   mas também nossos posts semanais no blog.

Gostou deste conteúdo? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.