EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Estudo inédito sobre o Índice Bovespa mensal – 1971 a 2017

OPINIÃO

Estudo inédito sobre o Índice Bovespa mensal – 1971 a 2017 a preços de 2017

Semana iniciada em 20_02_2017

Veja o gráfico abaixo e leia o texto seguinte

Periodicamente, há muitos anos, a EFC Engenheiros Financeiros & Consultores publica esse estudo inédito sobre a série mensal do Índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo. O estudo publicado hoje abrangeu 552 pontos mensais, cujos dados históricos foram corrigidos pelo multiplicador acumulado da inflação, esta medida pelo IGP -M da Fundação Getúlio Vargas.

Nesses 46 anos ou 552 meses, a inflação acumulada alcançou 13.921.372.062.393 % (treze trilhões, novecentos e vinte e um bilhões, trezentos e setenta de dois milhões, sessenta e dois mil e trezentos e noventa e três por cento).

Então, sem uma correção que eliminasse essa gigantesca inflação acumulada de 46 anos, seria impossível olhar a evolução dos preços médios das ações na Bolsa de Valores de São Paulo. É exatamente o que esse estudo faz. Por exemplo, ele permite ver os picos do Plano Cruzado, do governo Sarney e do Ministro da Fazenda Dilson Funaro, quando, a preços de 2017, o índice esteve em 48.570 pontos. Em verdade, foi uma subida meteórica e uma descida igualmente violenta. Grandes ganhos e grandes perdas em poucos meses.

O gráfico mostra também uma forte subida do trágico ano de 2008, o ano da quebra do Lehman Bank; a bolsa brasileira foi a última no mundo que não percebeu o fenômeno catastrófico que se aproximava e subiu doidamente até maio desse ano, para depois despencar violentamente e levar o ex presidente Lula a criar a imagem da “marolinha” cujos efeitos trágicos são sentidos até hoje. O pico de maio de 2008 a preços de hoje seria equivalente a 120 mil pontos.

O desastre da segunda gestão da ex-presidente Dilma Rousseff afundou o índice Bovespa para cerca de 42 mil pontos ao final de 2015, quando avisei meus leitores que seria uma grande oportunidade para comprar ações. Esse estudo pode ser achado aqui no meu arquivo Linkdin.

Agora, com a arrumação da economia, com a queda clara da inflação, com a sistemática redução da taxa Selic, com as aprovações das principais medidas estruturais pelo Congresso, volto a chamar a atenção para a oportunidade de investir na bolsa, mas com um olhar de pelo menos dois anos, quando posso estatisticamente prognosticar o índice Bovespa caminhando para 100 mil pontos.

Vamos rever essa previsão daqui a alguns meses.