EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Family Office – parte II: as origens do conceito e formas de organizar

OPINIÃO

Family Office – Parte II:as origens do conceito e formas de organizar.

Semana iniciada em 27_03_2017

No “Opinião” de 20_03_2017 apresentamos, em nome da EFC Engenheiros Financeiros & Consultores a parte I do tema Family Office. Nesta parte II vamos explicar como esse nome surgiu. Ele vem do Império Romano,

onde o chefe da casa era o “Roman Major Domus”¹.

No século 19 aparece a “Single Family Office” (SFO)  como instrumento gerencial de famílias americanas muito ricas, especialmente durante a era industrial².

Na foto, uma clássica mansão dessa época.

 

 

Dessa época até nossos dias, as formas do “Escritório das Famílias” foram evoluindo e se profissionalizando. No século XXI existem duas maneiras básicas de estruturar uma “Family Office”: I) Como uma posição “STAFF” do grupo empresarial, mas a ele pertencendo, conforme se vê no organograma:

Nesse caso, os serviços prestados pela SFO para os membros da família, trabalhem ou não na empresa, podem ser contabilizados como despesas e “faturados” pelo departamento SFO para a empresa. Ou lançados como custos em seu orçamento, onde devem existir receitas. Estas poderão vir de juros e dividendos sobre a parte patrimonial gerenciada pela SFO. As vantagens são o custo menor e mais simples de ser gerida; as desvantagens são a mistura com a empresa e a possibilidade de gerar conflitos com familiares.

II) Como empresa independente:

Nesse caso, os ativos e passivos da SFO não se misturam com os das empresas. Em um certo momento, foram segregados, constituindo um acervo independente que precisa sobreviver por si só.  Ou seja, as receitas que ela gerar devem ser suficientes para pagar as despesas familiares anexadas e se possível gerar rendas adicionais que serão agregadas aos demais ativos e adequadamente gerenciadas. A EFC faz tais montagens.

 


¹ Fonte, http://www.google.com.br/imgres?q=Roman+major+domus&hl

² Fonte, http://yaymicro.com/stock-image/classic-american-19th-century-mansion -home/129393