EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Reorganizar ou pedir Recuperação Judicial?

OPINIÃO

O dilema dos Empresários brasileiros em 2017

Semana iniciada em 09_01_2017

Dada o absoluto caos das empresas brasileiras nesses dois últimos anos, muitas delas pensam em usar o benefício da lei 1101, de 2005, e, através dela, pedir a chamada recuperação judicial (abreviadamente, RJ). Discutimos hoje esse tema através de cinco vídeos e seus links.

Nós, da EFC, desenvolvemos diversos vídeos para discutir essa questão, começando por uma entrevista com um de nossos consultores associados, Sérgio Coradi, apresentando um caso concreto de recuperação judicial (vídeo 1).

Não há ilusão: o processo é longo e nele o Juiz da recuperação pode decretar a falência.

Nós trouxemos um especialista na montagem do plano econômico financeiro, que se constitui na base do projeto de RJ, o economista Mário Sérgio Cardim para nos falar das etapas. São dois vídeos: a parte 1 (vídeo 2) discute a lei 1101 e a parte 2 (vídeo 3) que procura demonstrar a viabilidade do plano de RJ.

No projeto de recuperação judicial, é fundamental a presença de um bom contador, pois se o projeto for aprovado, será obrigatório apresentar mensalmente a posição contábil. Para entender melhor esses aspectos consultamos um competente contador, Saulo Husni Alouan e gravamos um vídeo dele sobre tal tema, a contabilidade na RJ (vídeo 4).

Conforme falamos no título deste número do “Opinião”, antes de jogar os trunfos na linha de uma possível RJ, é importante pesquisar qual a viabilidade real de reorganizar a empresa. A EFC Engenheiros Financeiros & Consultores, com 50 anos de experiência empresarial, desenvolveu um projeto de reorganização em quatro etapas (vídeo 5), que pode ser visto pelo seu link, clicando seu mouse na parte azul do link.

A lei de recuperação judicial, de número 11101 de 2005, pode ser achada em PDF no link http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2005/lei-11101-9-fevereiro-2005-535663-normaatualizada-pl.pdf.

Há uma lei complementar que traz vantagens para a recuperação judicial de pequenas e médias empresas, conforme cito no vídeo 1 acima, e cujos detalhes podem ser achados no link http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/plano-recuperacao-judicial-microempresas-pequeno.htm

Se sua empresa está em dificuldades e pensa em RJ ou reorganização, nos chame, atenderemos prontamente, inclusive atuando à distância (veja o vídeo 6) Veja também nosso novo site em www.carloscoradi.com.br . Ligue (11) 98612 1264 ou mande um e-mail para c.coradi@efc.com.br, onde postamos nossos “Opinião” e nossos “Blogs”.