EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Reorganização de Empresas

By | 0 comments

Por que fazer reorganização de empresas ?

Em minha longa experiência sobre Reestruturação Empresarial, tenho sido procurado por várias razões, que respondem a pergunta “porque fazer uma Reestruturação Empresarial”. A maneira mais simples é contar para o leitor os casos que precisei atender e que ilustram as respostas à essa questão. Farei isso através de 4 situações reais.

Caso 1: uma grande empresa brasileira do ramo metal-mecânico procurou a EFC com um pedido de reestruturação empresarial em virtude de existir uma empresa estrangeira desejada em adquirir a totalidade das ações, pois a empresa é uma sociedade anônima. A reestruturação empresarial foi desenhada com o auxílio de uma profissional de pesquisa mercadológica, que tem como especialização (e com nossa ajuda), pesquisar os concorrentes, estudar as demandas dos clientes, e finalmente desenvolver através de uma análise do tipo SWOT as definições para uma nova estratégia voltada para o crescimento sustentável.

Caso 2: Uma empresa de porte médio, pertencente a três irmãos, contratou a consultoria para um projeto de reestruturação empresarial, que envolvia melhorar o sistema de controles e sugerir aos sócios métodos de direção que resultassem em maiores lucros e maior rentabilidade. De fato, a empresa não possuía registros contábeis confiáveis, o que obrigou a consultoria a fazer suas análises a partir de planilhas internas, que foram gradativamente sendo aperfeiçoadas. A consultoria também sugeriu uma mudança societária, pois os três sócios não viviam em harmonia. Ao final, um deles comprou a parte dos demais e a empresa voltou a prosperar.

Caso 3: Uma empresa multinacional europeia fabricante de produtos siderúrgicos se interessou por comprar uma empresa brasileira que adquiria as barras de aço da fábrica europeia para fabricar peças especiais exportadas para diversos países; a multinacional visava, ao pretender adquirir a brasileira agregar mais valor à sua matéria prima. A EFC foi contratada e fez a reestruturação empresarial, com o objetivo de torna-la mais atraente para o negócio de venda.

Caso 4: Uma empresa de montagens industriais crescia a taxas altas, ano após ano. Mas não tinha sistemas de controles de caixa, de contas a receber e de contas a pagar feito em planilhas Excel por diferentes pessoas, o que obrigava o sócio encarregado da parte financeira e de vendas a se desdobrar, tentando coordenar as informações desencontradas. Em um primeiro momento, a consultoria o ajudou neste trabalho, mas sua recomendação foi enfática: adquirir um bom sistema integrado de gestão, de origem brasileira, muito confiável. O consultor colaborou com a implantação a qual foi muito bem sucedida e tornou a empresa organizada para prosseguir com seu crescimento.

Gostou deste conteúdo? Comente e Compartilhe. Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa página de serviços e conheça as soluções da EFC para a sua empresa.

Clique na imagem e assista no nosso canal um Video sobre Reestruturação de Empresas em 4 etapas

reorganização de empresas

468 ad