EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

RELATÓRIO FOCUS DE 27/03/2017: PROSSEGUEM AS EVIDÊNCIAS DE MELHORIAS

By | 0 comments

No blog de 19 de março passado, publicamos os gráficos do relatório FOCUS mostrando didática e analiticamente que, com 15 itens, as melhoras da economia brasileira são evidentes. Agora, no novo relatório FOCUS de 27 de março, as evidências de melhorias na economia brasileira prosseguem. Vejam o quadro de hoje, cuja fonte é gerin@bcb.gov.br.

Em resumo, digo que:

  • Pela primeira vez em muitos anos a previsão da inflação para 2017 se situa abaixo da meta de 4,5% ao ano. Claro, a recessão é uma das causas desse valor, mas na gestão anterior de Dilma tivemos fortíssima recessão, mas a taxa de inflação disparou para 10,76%. Ou seja, o dado agora publicado é de suma importância, especialmente para a parte mais pobre da população, que tem assim seu dinheiro valorizado pela queda dos preços de um modo geral.
  • Os sinais de que a economia começa a se recuperar foram exaustivamente detalhados no BLOG da semana passada, que pode ser visto em http://carloscoradi.com.br/blog/ ; o relatório FOCUS de hoje indica um pequeno (mas positivo) crescimento de 0,47% para 2017 e de 2,50% para 2018, ainda um número baixo, mas já apontando para uma clara recuperação da atividade econômica. Nesta última semana, tivemos os efeitos negativos da operação “Carne Fraca”, que impactou toda a cadeia produtiva ligada às exportações, com bois nos pastos, frangos e perus nos criadouros aguardando abates. Tivemos ainda reflexos políticos das delações da gigante empreiteira Odebrecht, que irão prosseguir; São dois fatos de natureza econômica e política que certamente atrapalham o processo de recuperação.
  • Mas, apesar desses efeitos negativos, nossa balança comercial caminha para um saldo positivo recorde de US$ 50 bilhões, saldo esse que se agrega à entrada de investimentos diretos, que aponta para U$ 74 bilhões em 2017, número recorde também. Esse dado é importante porque revela a capacidade dos países investirem no Brasil de um modo crescente. Ou seja, as contas externas nunca estiveram tão bem quanto agora, o que prova que em suas linhas mestras o governo do presidente Temer está correto.
  • Nos próximos dias será assinada a lei de terceirização, que certamente vai ajudar nossas empresas industriais e – em meu ponto de vista – gerar empregos adicionais. Acompanharei atentamente.

Abraços

468 ad