EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Avaliação de Empresas

Descrição

Avaliação Empresarial é o processo de determinação do valor de uma empresa. Tem muitas utilidades, mas a principal é restaurar o valor verdadeiro da Empresa. A EFC, associada com Economistas e Contadores de grande experiência e renome, cuida do processo completo de Avaliação Empresarial.

Para o wikipédia, na administração, a avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para o apuração do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma atividade econômica.

Modalidades

1. Por Ativos

1.1. Avaliação dos ativos imobilizados da Empresa, tais como seus equipamentos, máquinas, edificações, etc.

1.2. Avaliação do conjunto completo de seus ativos, incluindo caixa, realizáveis a curto e longo prazos, os ativos imobilizados, bem como ativos intangíveis (tecnologia, marca, processos, etc.).

2. Por Passivos

Pode-se avaliar os passivos da Empresa, inclusive os ocultos, tais como fiscais e tributários, trabalhistas, bancários, societários, etc.

3. Por Ativos e Passivos

Desta forma o Objeto é de determinar seu verdadeiro valor patrimonial, quer contábil, quer econômico.

4. Por Metodologias Especiais

Pode-se avaliar por metodologias especiais apenas os ativos intangíveis, tais como tecnologia e ou marca, criando-se um laudo oficial sobre tais avaliações para efeitos contábeis.

5. Quanto ao valor econômico

O valor econômico pode ser determinado quer pelo método da avaliação patrimonial (dos ativos e passivos) quer por métodos ligados a geração de caixa, quer histórica, quer projetada. Os dois métodos são complementares.

Para que Serve?

  • Atualização do valor contábil; melhoria do balanço; obtenção de financiamentos; relações bancárias; relações com credores.
  • Disputas societárias; fusões; cisões; entrada ou saída de sócios.
  • Venda da Empresa.

Referências

avaliação