EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Consultoria para Sistema de Mercado Financeiro

Descrição

Este módulo apresenta as muitas modalidades de projetos que a EFC tem efetivamente desenvolvido e aplicado em Projetos para o Sistema do Mercado Financeiro: Bancos, Bolsas, Corretoras e Distribuidoras de Valores, Financeiras, Empresas de Factoring, Associações de classe, etc. Muitas vezes de maneira pioneira.

Modalidades

  • Sistemas de controles internos para o Mercado Financeiro:  A EFC desenvolveu e aplicou seis sistemas de Controles Internos para Instituições Financeiras, com base nas metodologias do COSO e do CoCo: Departamentalização, Controles por Processos; Controle por Exceção; Controle através de Parâmetros (Balanced Score Cards), Controle através de Relatórios Gerenciais; “Self Assessement” e Sistemas de Controles.

 

  • Sistemas de Gestão de Riscos de Crédito para o Mercado Financeiro:  Os riscos de crédito se constituem na principal causa de problemas de liquidez nos bancos; quando eles se superpõem com falhas gerenciais e com falta de sistemas de controles internos, muitas vezes os bancos vão à falência. Essa cadeia de eventos não é exclusiva do Brasil e sim mundial; contudo, em virtude da volatilidade da economia brasileira, da inflação e das elevadas taxas de juros para os tomadores, os riscos de emprestar dinheiro no Brasil são muito altos. Um moderno sistema de gestão de riscos de crédito, desenhado e implementado com competência ajuda de sobremaneira o desempenho do banco na área de concessão de crédito. A EFC desenvolveu, em parceria com o CBM Group de Nova Iorque os modelos mais modernos existentes no Brasil para avaliar riscos e conceder crédito no Brasil.

 

  • Sistemas de Gestão de Riscos Operacionais para o Mercado Financeiro:  Os riscos operacionais nas instituições que atuam no mercado financeiro  podem ser definidos de maneira mais fácil por exclusão: riscos operacionais são todos os riscos que não de crédito e de mercado (estes decorrentes de taxas de câmbio e de taxas de juros). Tais riscos incluem falhas devido a falta de treinamento, falhas ocasionadas por negligência, por fraude, roubos e desvios de dinheiro e equipamentos, falhas de natureza técnica (por exemplo, decorrentes do ambiente computacional), falhas devido a questões conjunturais não visualizadas pela Administração, atos de Deus, etc. Os bancos perdem fortunas em riscos operacionais mas investem pouquíssimo em planejamento e implementação de sistemas para rastrear, identificar, medir, avaliar e evitar tais riscos operacionais. A EFC, em parceria com a Multidoc, representa o mais moderno sistema de controle de riscos operacionais, o DBS Accord, o qual pode inclusive ser implementado via WEB.

 

  • Sistemas de Controle eletrônicos – a Torre de Controle Eletrônica, TCE:  A EFC e a Multidoc, atuando em conjunto, e estudando detalhadamente as complexas questões de controle de um grande banco de varejo, desenvolveram o conceito da Torre de Controle Eletrônica, TCE, que possui enorme utilidade como instrumental super moderno de controle, reunindo as funções de medir eventos e processos, avaliar seus desempenhos contra padrões pré-fixados, e gerar sinais para as ações corretivas, através de procedimentos de “workflow”, repositório centralizado de dados e sinais automatizados de alerta. A TCE tem muitas utilidades, e são exemplos a implementação do Comitê de Auditoria, o monitoramento de novos e complexos projetos, montagem de sistemas de Governança Corporativa, etc.

 

  • Peer Group Analysis:  A EFC tem desenvolvido para seus clientes (Instituições do Mercado Financeiro) projetos comparativos da concorrência relevante (“Peer Group”); esses projetos abrangem produtos, processos, análises de desempenho, estudos sobre estratégias diferenciativas, comparações de crescimento, exame comparativo de rating aplicados por agências independentes, etc. Esses projetos fornecem uma possante ferramenta de análise comparativa para melhorar o desempenho da instituição financeira.

 

  • Análise de Balanços para o Mercado Financeiro:  Tradicionalmente, de seis em seis meses, a EFC prepara análises comparativas dos Balanços e Demonstrações de Resultados de Bancos, Corretoras e Distribuidoras de Valores, Empresas de Leasing, etc. Essas análises são reunidas em uma publicação anual ou são fornecidas sob encomenda para o cliente, ou ainda são utilizadas na publicação semanal da EFC designada “Opinião”.

 

  • Sistemas Informatizados para o Mercado Financeiro:  A EFC desenvolve, em parceria com empresas especializadas, sistemas informatizados para a gestão de instituições financeiras, quer para o “Front Office”, quer para o “Back Office”. A metodologia que temos empregado é registrar os fluxos operacionais dos métodos e processos existentes, analisá-los do ponto de vista de simplificações e controles automatizados, redesenhá-los e passar em seguida para a área de tecnologia da instituição financeira ou de parceiros da EFC para serem informatizados. Já fizemos isso nos setores bancários de varejo, agências, crédito, conta corrente, leasing, tesouraria, middle marketing, etc. com grande sucesso.

 

  • Publicação anual “Análise do Desempenho dos Bancos no Brasil”:  Tradicionalmente, a EFC edita esse Estudo, uma vez por ano (em geral em julho). Ele se compõe de dois volumes, normalmente abrangendo 150 bancos, com as seguintes características principais:
    • O primeiro volume, dedicado à Análise, com muitos indicadores de desempenho e interessantes classificações por múltiplos critérios;
    • O segundo volume, contendo todos os dados das contas dos ativos, das contas dos passivos e das contas de Resultados;
    • Uma publicação totalmente eletrônica está também disponível, podendo ser adquirida em separado ou com os volumes impressos;
    • A EFC tem um banco de dados com informações dos balanços desde 1995, que pode ser adquirida através de um pedido especial;
    • Clique aqui para maiores informações.

 

  • Estudos Especiais referente ao Mercado Financeiro:  São estudos desenvolvidos para atender demandas específicas dos clientes. Uma instituição do mercado financeiro poderá ter uma demanda muito especial que ainda não foi desenvolvida por outras consultorias, quer em relação ao seu mercado brasileiro, quer em relação ao exterior. A EFC está equipada para, com foco no cliente, atender essa demanda especial.

Para que Servem?

  • Para atender demandas padronizadas, tais como sistemas de controles internos, gestão de riscos de crédito, riscos operacionais, etc.
  • Para atender demandas especiais e específicas do cliente.

Referências

mercado financeiro