EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Projeto Empresarial

Descrição

Projetos Empresariais: são diferentes modalidades de estudos especiais, quer ligados à processos de expansão, quer ligados a custos, riscos, sistemas de controle, Joint Ventures, Governança Corporativa, etc. Visam atender um objetivo específico, bem definido.

Modalidades

  • Gerenciamento de Projetos:  Em muitos casos empresariais é preciso adotar uma metodologia própria para administrar projetos especialmente complexos, caros, de grande porte e muita importância. A EFC tem todo o instrumental moderno para ajudar em tais casos, quer na organização da gestão de projetos, quer no esforço de coordenação, quer no acompanhamento e controle.
  • Projeto de Expansão:  São estudos que visam determinar as viabilidades técnicas, mercadológicas, financeiras e estratégicas para certos módulos de crescimento da Empresa, como por exemplo a construção de uma nova fábrica ou a ampliação da atual, o lançamento de novos produtos, uma expansão geográfica, etc.
  • Projeto BNDES e similares:  Trata-se de apresentar um determinado Projeto para a obtenção de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, conforme as regras de apresentação, para obtenção de financiamento desse órgão ou de similares.
  • Projeto para a área de Crédito:  As vezes a Empresa perde dinheiro com o não pagamento das vendas para seus clientes, em montantes expressivos. Um Projeto de SCORE ou de RATING introduz técnicas de análise e aprovação de crédito previamente à concessão, reduzindo em muito a inadimplência.
  • Projeto para redução de Custos:  Neste caso, o Projeto visa determinar os pontos sensíveis de despesas e custos que podem ser reduzidos, através de simplificações do trabalho, melhorias da estrutura organizacional, revisão dos processos, etc. Uma fase anterior é a análise da estrutura de custos e de suas ponderações, no sentido de determinar o que é mais relevante.
  • Projetos de Joint Ventures:  Neste caso, o estudo visa construir um “Business Plan” para criar e operacionalizar uma Joint Venture, por exemplo entre uma Empresa americana e uma brasileira que será incorporada. Esse Plano poderá ter diferentes partes, visando o estudo estratégico, mercadológico, operacional, financeiro, etc.
  • Projeto de Governança Corporativa:  A Governança Corporativa é um procedimento que visa tratar de modo harmônico e sistematizado uma Corporação, através de modelos modernos de controle, inclusive orçamentário. Poder-se-á utilizar técnicas de Planejamento, do tipo “Torre de Controle” ou “Balanced Score Card”.
  • Projeto de Torre de Controle:  Esta modalidade de Projeto é recomendada como valiosa ferramenta de acompanhamento e replanejamento de projetos sofisticados, tais como a construção de uma nova fábrica, ou de uma linha de metrô, ou de lançamento de um novo produto; são situações de grande interação de muitos agentes, nas quais a coordenação é fundamental.

Para que Servem?

  • Modernização da Empresa.
  • Melhores sistemas de controle.
  • Maior eficiência nos negócios, com redução de riscos.
  • Acompanhamento de projetos e empreendimentos especiais.

Referências