EFC Engenheiros Financeiros & Consultores

Reorganização de Empresas

Descrição

Processo pelo qual passam as Empresas que buscam mudança com foco no desenvolvimento para sobreviver, para ganhar mais dinheiro, produzir melhores resultados para seus donos e acionistas. Tal processo pode ter qualquer natureza, mas sempre começa por um Diagnóstico, com o objetivo de determinar quais são os pontos positivos, negativos, oportunidades e riscos de mudanças. A EFC tem se destacado em projetos de reorganização de empresas de médio porte, com grande sucesso.

Modalidades

  • Reorganização de empresas  geral: é a mais ampla e abrange todos os setores e funções da Empresa; deve ser aplicada quando a Empresa realmente necessita de uma mudança global, ou porque “envelheceu” ou em virtude da evolução da concorrência e do mercado.
  • Reorganização Financeira: é indicada quando a empresa tem um passivo financeiro alto, deve muito a bancos, paga importâncias muito altas de juros, etc. Implica em se rever a estrutura de ativos e passivos, com eventuais desmobilizações, renegociações com bancos e credores, etc.
  • Reorganização Mercadológica: deve ser feita quando a parte de vendas da Empresa merece um reforço, através de ações de Marketing do tipo Propaganda, Promoção, Telemarketing ativo e passivo, planos de Pré-Venda, planos de Pós-Venda, etc.
  • Reorganização Organizacional: indicada quando a estrutura da Empresa necessita simplificações e modernização, pela necessidade de eliminação de cargos, excesso de níveis hierárquicos, falta de coordenação, excesso de burocracia, etc. Poderá implicar em reestruturação de Sistemas.
  • Reorganização de Sistemas Informatizados: muitas vezes, e em especial nas empresas brasileiras de médio porte, os sistemas informatizados não foram revistos e precisam ser reorganizados. Faltam-lhes sincronia, interfaces e visão gerencial. Nesses casos, uma reorganização dá ótimos resultados e torna a empresa muito mais produtiva e eficaz.
  • Reorganização Estratégica: de tempos em tempos é preciso rever os conceitos estratégicos, melhorando-os ou mesmo alterando-os, as vezes até de um modo radical. Isso implica em um processo de reflexão, análise e síntese; uma das metodologias é o método SWOT (Pontos Fortes; Pontos Fracos; Oportunidades; Ameaças). A reflexão estratégica e sua mudança conseqüente deve ser seguida por um plano estratégico que irá operacionalizar as mudanças aprovadas.

Para que Servem?

  • Modernização da Empresa.
  • Maior eficiência nos negócios, maiores lucros.
  • Melhores condições para enfrentar a concorrência.
  • Maiores chances de sobrevivência e perenidade.

Referências