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Valuation – Avaliação de Empresas

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Quais as etapas de uma Valuation?

Quando um empresário toma a decisão de avaliar um negócio, ou seu, ou que ele é sócio, ou que ele quer comprar, saber o valor do negócio passa ser fundamental, pois é preciso saber quanto irá dispender para comprar ou quanto irá receber se vender. Enfim, tomou (ou tomaram) a decisão de prosseguir com a avaliação. Neste caso, vou descrever sinteticamente quais as etapas devem ser percorridas.

Conforme a descrição da Wikipédia, Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas“, “Valoração de Empresas” e “Arbitragem de Valor”. Esta área de finanças estuda o processo de se avaliar o valor de determinado ativo, financeiro ou real.

Vejamos:

  • Quando alguém está com uma estranha dor, procura um médico. Do mesmo modo, é preciso contratar uma empresa especializada em avaliação de empresas (em inglês, “business valuation”). Mais de uma empresa pode ser selecionada e a comparação entre duas ou três proponentes é desejável; dessas, depois da primeira entrevista onde o interessado em contratar expõe o caso de uma maneira geral, deve pedir orçamentos com descrição da metodologia, preços, condições de pagamento e prazos de entrega. Valuation não é preencher planilha, por isso a importância de avaliar o histórico das empresas que fazem este trabalhos.

 

  • Comparados os orçamentos, é recomendável pedir referências, e ai deve-se ligar para alguns dos citados clientes e pedir informações sobre como a consultoria “A” ou “B” ou “C se portou, se o trabalho entregue satisfez, se o prazo foi atendido, se houve um suporte adicional para assessorar as negociações entre as partes. As vezes esse assessoramento adicional pode ser contratado, em geral com preço em separado;

 

  • Contratada a empresa que fará o trabalho de Valuation, a empresa (ou sua, ou a pretendida) precisará disponibilizar seus dados: os balanços e demonstrações de resultados dos últimos anos (pelo menos dos três últimos, mas preferivelmente dos cinco últimos), dados da evolução do faturamento mensal (se possível dos últimos 36, 48 ou mesmo 60 meses) quer em valores monetários, quer em termos físicos (por exemplo, número de unidades vendidas mês a mês ou kg de produtos vendidos, etc); a consultoria vai tabular todos esses números e vai começar projetá-los para os próximos anos, tomando o cuidado de trabalhar quando estiver examinando valores monetários, descontar a inflação para poder compara-los em moeda constante;

 

  • Uma boa consultoria aplicará os dois métodos descritos em estudos dessa série, a saber, a avaliação clássica ou estática e a avaliação pela geração futura de caixa, descontada ao valor presente. Um cuidadoso exame dos resultados pelo interessado, seja ele comprador ou vendedor, e a verificação se os números parecem razoáveis, é o passo final antes de se começar a fase de negociação propriamente dita.

 

  • Às vezes, ambos lados podem compartilhar os resultados e até dividirem a conta da consultoria, tudo dependendo de entendimentos prévios. Mas nesse caso, a consultoria terá que ficar absolutamente neutra, o que poderá não acontecer se for contratada apenas pelo comprador ou pelo vendedor.

 

  • É muito importante lembrar que métodos de Valuation  não são exatos e tão pouco determinísticos; são apenas indicativos para que as partes tenham uma base de partida para começarem as negociações propriamente ditas.

 

  • Outra observação importante, decorrente de muitos anos de prática, vem do fato de que muitas vezes a empresa não tem demonstrações financeiras confiáveis, quando então a consultoria terá que se valer de controles e planilhas internas, buscando corrigir e alinhar as informações da melhor forma possível. Essa situação é frequente especialmente em empresas pequenas e médias brasileiras.  O acompanhamento da avaliação de empresas deveria ser tão regular nas organizações quanto o trabalho da contabilidade

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